TRAJETÓRIA

2016

Neste 2016, em Salvador – BA, o Ato Público do PRESENÇA que teve como tema “CORAÇÃO VALENTE PELA PAZ”, ocorreu no bairro do Subúrbio. A mobilização abraçada pela Escola Cid Passos reuniu mensageiros da paz, famílias, crianças, educadores e instituições. Com a participação do Grupo Corrupio, o dia 12 de outubro foi celebrado com a verdadeira essência do que é ser criança, valorizando a brincadeira, a criatividade, o lúdico.
Com o objetivo educativo de fazer os bonecos a partir dos desenhos das crianças e também de criações livres, os mensageiros da paz que foram distribuídos em prol da paz estavam caracterizados com um coração no lado esquerdo do peito e uma identidade (com a idade, país, nome do boneco e da criança que o fez).
Com o lema “A criança na sua FelizCidade”, o PRESENÇA se reafirma com as Oficinas que antecedem o Ato Público, onde os mensageiros da PAZ são distribuídos como um ato de esperança de nossos cidadãos pela cultura da paz. Atualmente está presente em aproximadamente 50 cidades brasileiras e cerca de 18 países do mundo, entre eles Argentina, Costa Rica, Equador, Itália, México, Moçambique, Paraguai, Peru e Portugal.



2015

Em Salvador – BA no ano de 2015 o Ato Público do PRESENÇA “A Criança na sua FelizCidade”ocorreu no Dique do Tororó.  Educadores, famílias, crianças e mensageiros da Paz – bonecos símbolos da mobilização - se reuniram em 12 de outubro com a missão de mobilizar cidadãos em defesa da paz, da infância bem vivida e da segurança em locais públicos.
Uma iniciativa da RedSOLARE Brasil – ONG que defende a cultura da infância e da difusão das práticas educativas de Reggio Emilia (Itália), o  PRESENÇA contou com a participação de representantes da Argentina, Colômbia, Itália, México e Uruguai no Ato Público de Salvador. Pelo quarto ano consecutivo, em parceria com a ESSE Consultoria, o PRESENÇA que manteve o tema “Desenhos que dão vida” – a criação de bonecos de pano a partir dos desenhos das crianças e de criações livres reuniu cerca de 150 pessoas.
O Projeto – uma ação soteropolitana contínua que nasceu em 2012 com Duda e Dodó (primeiros bonecos símbolos da mobilização) conta com ações que valorizam a brincadeira, a criatividade, o lúdico para chamar a atenção da sociedade para a infância e uma cultura própria desta fase da vida.




2014

Por uma cidade com mais segurança em locais públicos e em defesa da infância, o ato público da mobilização PRESENÇA – “A Criança na sua FelizCidade”, em Salvador - BA, foi marcado por muita emoção e reflexão. O ato reuniu crianças, famílias e educadores no dia 12 de outubro de 2014, no Farol da Barra com várias ações em prol da infância. 

Bonecos de pano criados a partir dos desenhos de crianças, com o apoio de instituições, famílias e amigos foram reunidos, expostos e distribuídos como símbolos da paz. Em parceria com a ESSE Consultoria, o Projeto PRESENÇA teve em 2014, o tema “Desenhos que dão vida” e se fez presente em 9 estados brasileiros e em outros 17 países como Argentina, Colômbia, Japão e Peru. 

A iniciativa soteropolitana nasceu em uma reunião de educadores que compõem a RedSOLARE Brasil – associação sem fins lucrativos que forma uma rede na América Latina em defesa da cultura da infância e da difusão da prática educativa de Reggio Emilia – Itália. Um ato simbólico para celebrar com alegria, uma nova visão de Dia das Crianças, que defende a ocupação de espaços que proporcionam diálogos entre crianças e adultos, apoie na construção de uma cultura de paz e fortaleça uma cidade com uma nova identidade, fruto de participação e reflexão. 
Confira:



2013


O PRESENÇA - "A criança na sua FELIZcidade" ganhou visibilidade no mundo e em 2013 contou com o envolvimento de várias cidades brasileiras assim como outros países que compõe a RedSOLARE América Latina.   

Atos Públicos ocorreram simultâneamente no Brasil no dia 12 de outubro - dia em que se comemora o dia das crianças no país. Em Salvador - BA o Ato Público do PRESENÇA ocorreu na Praça do Campo Grande às 9h.  

O movimento liderado pela RedSOLARE Brasil e organizado em parceria com a ESSE Consultoria, teve em 2013 a coordenação da psicóloga Letícia Chaves em Salvador. Liderado pela RedSOLARE Brasil e organizado em parceria com a ESSE Consultoria, a mobilização reuniu uma rede de voluntários, crianças, famílias, amigos, educadores de várias regiões como Irecê, Lauro de Freitas Camaçari, Alagoinhas. 

Mais de 07 mil bonecos foram espalhados em um grande tapete azul na praça e contou com a participação da educadora e musicoterapeuta Mariana Caribé, com cantigas e cirandas para animar todos os presentes. A praça foi preenchida por cenários como o labirinto de retalhos e os cordões que produziam sons quando as crianças transitavam entre eles. Escolas envolvidas na produção dos bonecos também marcaram PRESENÇA, cantaram e falaram sobre a importância desta causa. Estimam-se a presença e participação de aproximadamente 900 pessoas, entre crianças e adultos. 

Acesse o Vídeo que retrata a mobilização PRESENÇA: A Criança na sua Felizcidade, de (em Salvador - BA).
 

 

2012

O PRESENÇA nasceu no Brasil, Salvador – BA, em 2012. O Projeto surgiu com o nome “Ausência Gera Violência. Marque PRESENÇA!”, e destacou o lema da campanha – “A criança na sua FELIZcidade”.  

As ações de 2012 foram intensas no mês de outubro, onde a sociedade foi convidada a escutar as crianças, em oficinas de produção de bonecos, símbolos que representaram os cidadãos soteropolitanos e todos aqueles que visitam Salvador. A ação mobilizou cerca de 50 escolas de Salvador e reuniu centenas de famílias, educadores, crianças, e bonecos no Ato Público em 20/10 (sábado), na Praça Municipal.
 
Clique no vídeo abaixo e confira como foi a mobilização em 2012. 



Saiba mais sobre a mobilização em 2012: http://consultoriaesse.com.br/site/?p=1316


Comentários